O que você precisa saber sobre obstrução das carótidas

Artérias carótidas são aquelas que levam o sangue rico em oxigênio do coração ao cérebro. Temos duas artérias carótidas, uma em cada lado do pescoço. 

Essas artérias levam sangue para a grande parte anterior do cérebro, onde residem as funções motora, sensitiva, de personalidade, fala e pensamento. As artérias carótidas podem ser acometidas por obstruções, aneurismas, tumores, entre outros.

A doença obstrutiva da artéria carótida, também conhecida como estenose de carótida, se caracteriza pelo estreitamento da carótida, que ocorre principalmente por depósito de gordura (aterosclerose) e que pode ir se agravando ao longo dos anos.

A obstrução das carótidas é uma das causas responsáveis pelo acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI), correspondendo por até 15% dos casos. 

Quais os sintomas da  obstrução das carótidas ?

A obstrução da carótida não causa sintomas na fase inicial da doença, pois o fluxo diminuído na carótida estreitada é compensado pela outra carótida e pelas artérias vertebrais. 

No entanto, quando a doença obstrutiva da carótida está em estágio avançado, podem ocorrer sintomas neurológicos como perda súbita da visão, perda da força ou da sensibilidade em um lado do corpo, empastamento da fala, perda da coordenação, entre outros.

Esses sintomas podem ter início súbito e durar poucos minutos ou horas. Nessa situação, deve-se procurar ajuda médica imediatamente, pois pode ser um AVC.

Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), a prevalência de estreitamento carotídeo moderado (maior que 50%) é de 0,2% em pessoas abaixo dos 50 anos, aumentando para 7,5% a partir dos 80 anos.

Os fatores de risco para o surgimento da obstrução da carótida são:

  • Tabagismo
  • Hipertensão arterial
  • Diabetes mellitus
  • Colesterol elevado
  • Obesidade
  • Sedentarismo
  • História familiar

Como é feito o diagnóstico da doença obstrutiva da carótida? 

Como a doença pode ser assintomática, aos pacientes com fatores de risco recomenda-se a realização de check-up vascular.

O principal método diagnóstico é o Ultrassom Doppler de Carótidas, exame não invasivo e de boa sensibilidade para a detecção da doença.

Outros exames, como Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética, podem ser necessários, principalmente em casos com indicação cirúrgica.

O grau de obstrução das artérias e a presença ou não de sintomas definem qual tratamento deve ser indicado. 

Nos casos mais avançados recomenda-se o tratamento cirúrgico para reduzir as chances de derrame em indivíduos assintomáticos, ou o desenvolvimento de novas sequelas neurológicas em pacientes que já tiveram um derrame.

Tratamento para obstrução das carótidas em Pouso Alegre

O Dr. Luciano Morais é graduado em medicina na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), realizou residência em Cirurgia Geral na UFES e residência de Cirurgia Vascular no Hospital Ipiranga SUS/SP, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV).

Em Pouso Alegre, o Dr. Luciano atua como cirurgião vascular e endovascular e realiza diagnóstico e tratamento da obstrução das carótidas, além de angioplastias, embolização de tumores, embolização  de miomas uterinos,  tratamento de varizes pélvicas,  tratamento de varizes a laser/radiofrequência.

Agende sua consulta:

Pronto Clinica Dr. Luna

  1. Cel. Otávio Meyer, 223 – Centro, Pouso Alegre – MG, 37550-067

(35) 3421-9915

(RT: Dr. Luciano Morais | CRM: 88489 | RQE: 51933)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também
Cirurgião Vascular em Pouso Alegre | Cirurgia Vascular e Endovascular em Pouso Alegre

Cirurgia Vascular e
Endovascular em Pouso Alegre

Faça seu tratamento vascular com o Dr. Luciano Morais